Cremação

Saiba mais

CREMAÇÃO

É um processo que, através da autocombustão, transforma um corpo em restos cremados.

A OPÇÃO PELA CREMAÇÃO

A cremação apresenta-se como uma tendência, e uma solução para o problema da lotação e falta de segurança nos cemitérios tradicionais. Além disso, isenta de custos futuros como anuidades ou manutenção cemiterial. A cremação é a melhor opção para quem quer fazer da despedida uma boa recordação.

DESTINO DOS RESTOS CREMADOS

O destino final das cinzas é uma decisão da família. Podem ser espargidas no Jardim em Memória ou guardadas nos lóculos cinerários, ambos no Crematório São José de Caxias do Sul. A família pode também retirar os restos cremados e dar a destinação que melhor lhe convier.

LÓCULOS CINERÁRIOS

Espaço destinado a guarda da urna com os restos cremados. No Memorial Crematório São José podem ser locadas por período determinado ou a comprados definitivamente.

URNAS

São recipientes destinados à acomodação dos restos cremados. Possuem formas e tamanhos variados e podem ser encontradas de diferentes materiais.

MEIO AMBIENTE

Atualmente a cremação é o processo que oferece o menor risco ao meio ambiente. Por ser o primeiro crematório licenciado seguindo as determinações do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) o Memorial Crematório São José de Caxias do Sul possui toda infraestrutura necessária para realizar o processo de cremação sem dano algum ao meio ambiente.
 
PRAZO PARA A CREMAÇÃO

A única determinação legal referente ao processo de cremação, é de que sejam aguardadas 24 horas do óbito. Algumas crenças exigem que a cremação seja realizada após um período maior de tempo, circunstância essa que sempre é respeitada e cumprida.

CAIXÃO

O ataúde (caixão) é cremado juntamente com o corpo. Os ataúdes utilizados para este processo seguem uma determinação do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que os tornam “ecologicamente corretos” com a utilização de tintas e vernizes a base d’água e sem a utilização de plásticos, vidros e metais. Isso evita a liberação de possíveis poluentes durante a sua queima. E por a madeira ser de densidade leve em virtude da volatilização causada pelo calor, apenas 0,01% da madeira da urna resta no final do processo.

MORTE VIOLENTA

O corpo cuja origem do óbito tenha se dado de forma violenta só pode ser cremado com autorização judicial.

VELÓRIO

A cremação não dispensa velório, pois ele é sempre realizado respeitando as tradições e crenças da família.

CERIMÔNIA DE DESPEDIDA

O Memorial Crematório São José de Caxias do Sul oferece uma sala para cerimoniais de despedida. Um espaço amplo e requintado que pode ser utilizado sem custos, inclusive com realização de cerimoniais a noite até às 22 horas.

DECLARAÇÃO EM VIDA

O desejo de ser cremado pode ser expresso em vida. O Memorial Crematório São José disponibiliza a documentação necessária e encaminha ao cartório de registro de títulos e documentos para que este desejo tenha valor legal. É sempre importante expressar a sua decisão aos familiares e amigos. Faça o download, preencha e vá até uma de nossas unidades. (Download)

DATAS ESPECIAIS

Todos os anos o Memorial Crematório São José de Caxias do Sul realiza celebrações especiais em homenagem ao Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia de Finados.

CREMAÇÃO DE RESTOS MORTAIS

Corpos já sepultados podem ser cremados desde que obedeçam ao tempo mínimo de exumação (retirada dos restos mortais), conforme legislação de cada cemitério. Corpos cuja origem do óbito tenha se dado de forma violenta só podem ser cremados com autorização judicial ou transcorridos 20 anos da data do ocorrido.

INVESTIMENTO

O Grupo L. Formolo oferece um plano de cremação totalmente acessível o Recordare – Cremação Planejada (clique aqui e saiba mais)


Voltar